Unhas bonitas e saudáveis
Expert ensina truques para manter as garras esmaltadas e bem cuidadas
Unhas bem tratadas, esmaltadas, fortes e cutículas feitas. Nem sempre é tão fácil assim, ainda mais quando se opta a fazer as garras em casa. Para tirar algumas dúvidas, a manicure Renata Brandão explica os cuidados essenciais.
Como aumentar a durabilidade dos esmaltes nas unhas?
Geralmente usamos hidratantes ou amolecedores de cutículas antes de pintar as unhas, o que deixa resíduos oleosos e faz com que o esmalte desprenda mais facilmente. O ideal é que, antes de aplicar a base, a unha esteja limpa e seca, o que deve ser feito com removedor e algodão. Após a esmaltação, ao limpar, passe o palito também nas pontas das unhas, tomando cuidado para que o algodão no palito não tenha excesso de removedor.
As unhas precisam respirar?
Sim. Para manter as unhas saudáveis e bonitas é preciso deixá-las “respirar” por pelo menos um dia, entre uma semana e outra, e, nesse intervalo, utilizar cremes para hidratar as cutículas.
Qual o segredo na hora de fazer as unhas?
O primeiro passo é hidratar as cutículas. Para isso, os cremes à base de colágeno são uma excelente opção. A retirada da cutícula deve ser feita por inteiro, sem repicá-la ou cortá-la aos poucos, o que faz com que fique levantando pele após um ou dois dias. Uma boa base com óleo de cravo ou argan ajuda a prevenir porosidade em suas lâminas. E, após a esmaltação, é importante usar um top coat que, além de dar mais brilho, evita que o esmalte dê bolinhas ou amasse. Dica: limpe primeiro os excessos e, assim que a unha estiver úmida, aplique o top coat. Isso evita que o esmalte escorra.
Como melhorar a saúde das unhas?
A alimentação é uma forte aliada. Se o organismo estiver carente de minerais, magnésio, zinco e cálcio, as unhas podem ficar mais fracas. Abuse de alimentos como brócolis, repolho, cereais integrais, leite e derivados, carnes magras, frutas com Complexo B e Vitamina C – morango, kiwi, laranja etc. Isso auxiliará no brilho e crescimento das unhas! Outra dica fundamental é que as ferramentas (alicates, afastador, palito e lixas) sejam de uso pessoal: isso evita qualquer tipo de contaminação.
Fonte: revistamarieclaire.globo.com