Tecnologias auxiliam “atletas de finais de semana” a evitar lesões
Atualmente a corrida de rua se tornou uma paixão nacional. Cerca de 4,5 milhões de pessoas praticam o esporte pelo menos uma vez por semana. Porém, muitos praticantes conciliam a rotina de trabalho pesada com a prática de esportes e acabam sobrecarregando os músculos do corpo, o que pode gerar diversas lesões – principalmente para os iniciantes.
Os membros inferiores são os mais atingidos pelas dores e possíveis lesões, que podem ser causadas devido ao excesso de treinamento, calçados impróprios, desgastes de músculos, articulações e principalmente pela inexperiência na prática esportiva.
A boa notícia é que o auxílio de procedimentos e tecnologias fisioterapêuticas pode ajudar na redução desses problemas musculares. Segundo o especialista Daniel Marques, fisioterapeuta da Ibramed, empresa brasileira fabricante de equipamentos de alta qualidade para as áreas de reabilitação esportiva e medicina estética, existem terapias e tratamentos que preparam os músculos para as atividades físicas e ainda potencializando seu desempenho.
Fortalecimento + ativação muscular
A Corrente Aussie, por exemplo, é indicada principalmente para o fortalecimento, pois utiliza metodologias específicas de ativação muscular. “A Corrente Aussie é aplicada por meio de eletrodos na pele, gerando uma potente contração muscular, atuando diretamente na prevenção e reeducação do músculo. É ideal para quem vai iniciar uma atividade física”, comenta.
Resistência muscular + redução de espasmos
Outra técnica recomendada para os atletas de rua é aplicada com o Sonopulse II – equipamento de terapia combinada que auxilia diretamente no aumento da resistência muscular e na redução de espasmos. “O tratamento é indicado para prevenção e tratamento de problemas musculares, como espasmos e edemas. Além de ser forte aliado no controle inflamatório pós cirurgia”, explica o especialista.
O fisioterapeuta dá dicas para quem pretende começar a correr. Confira:
1- Escolha a vestimenta e o calçado correto;
2- Comece com distâncias pequenas e vá evoluindo;
3- Respeite seu corpo;
4- Não esqueça aquecimento dos músculos no início e alongamento no final do treino;
5- Aposte em tecnologias para evitar lesões ou potenciar seu pós-treino (principalmente se você vai correr em alguma maratona).
Fonte: Gazeta Esportiva