Síndrome do intestino irritável e Fodmaps

Consciência RosaNotíciasSíndrome do intestino irritável e Fodmaps

Síndrome do intestino irritável e Fodmaps

barriga_celiaca

A dieta Low fodmap ou pobre em Fodmap é uma abordagem alimentar que vem sendo utilizada para controlar os sintomas associados a Síndrome do Intestino Irritável.

A síndrome do intestino irritável é uma doença comum crônica que afeta o intestino grosso (cólon) e que exige acompanhamento médico no longo prazo. As paredes dos intestinos são revestidas com músculos que se contraem e relaxam conforme o alimento ingerido vai passando do estômago em direção ao reto. Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com surja alguns sintomas característicos da doença, como gases, flatulência e diarreia. Poder ser, ainda, que aconteça justamente o oposto, com contrações intestinais mais fracas que o normal, o que retarda a passagem de alimentos e leva a fezes mais endurecidas. Não se sabe exatamente o que leva uma pessoa a desenvolver a síndrome do intestino irritável, mas uma combinação de fatores pode estar envolvida.

Os FodMaps (sigla para oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis) encontram-se em alimentos que são dificilmente absorvidos pelo intestino delgado. Esses carboidratos são fermentados por bactérias do intestino produzindo gases. Esses alimentos possuem alta osmolaridade (atrai muita água para o intestino delgado desencadeando diarreia) ou possuem substrato rapidamente fermentáveis por bactérias intestinais causando distensão abdominal, flatulência, cólica abdominal. Esses sintomas são bem característicos em pacientes com Síndrome do Intestino Irritável.

Como identificar os alimentos que desencadeiam algum tipo de desconforto:

– Vá retirando os alimentos que fazem parte da sua rotina geral .

– Perceba se apareceu algum sintoma ao reintroduzi-lo na dieta

– Fique atendo a algum sintoma a comer tal alimento regularmente

– Vou poder consumir todos os alimentos que eu gosto novamente, provavelmente alguns alimentos terão que ser restritos na dieta.

Dieta baixa em Fodmaps:

– Retirar alimentos ricos em Fodmaps por 6 a 8 semanas

– Após a dieta de exclusão, reintroduzir alimentos ricos em Fodmaps para avaliar tolerância individualizada em porções pequenas e de maneira isolada .

Os Fodmaps na dieta são:

– Frutose (frutas, mel, xarope de milho de alta frutose)

– Lactose (laticínios)

– Frutanos (trigo, alho, cebola, inulina, etc)

– Galactanos (leguminosas como feijão, lentilha, soja, etc.)

– Polióis (adoçantes contendo isomaltol, manitol, sorbitol, xilitol e frutas de caroço, como abacate, damascos, cerejas, nectarinas, pêssegos e ameixas)

Exemplos de alimentos com baixo Fodmaps:

Leite e iogurte sem lactose, manteiga, pão e massas sem glúten, tapioca.

Queijos: cheddar, edam, gouda, parmesão, provolone, gorgonzola, brie, camembert.

Frutas: banana, laranja, abacaxi, limão, morango, kiwi.

Arroz, carnes, ovos, alface, tomate, cenoura, batata, mandioca.

Azeite de oliva, azeitona. Sorbet, gelato e alguns doces, como goiabada.

Referências : FBG/ Snpe

Fonte: Gazeta Esportiva