Prós e contras de interromper a menstruação
Saúde da mulher
Joy Okasaki é natural de Araçatuba. Morou em Botucatu enquanto cursava medicina na Unesp (Universidade Estadual Paulista). Fez residência médica em ginecologia e obstetrícia na Santa Casa de Araçatuba, quando o hospital era coordenado por Creso Machado Pinto, um dos pioneiros da área na cidade. Tem título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), além de especialista em mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Nesta entrevista, esclarece sobre a suspensão do ciclo menstrual, tema atual e que causa diversas dúvidas.
O que significa suspender a menstruação?
É utilizar meios para que não ocorra o fluxo menstrual. E isso é feito, fazendo uso de medicamento ou outros artifícios que contém hormônios.
No que essa decisão influencia na saúde da mulher?
Aparentemente, não interfere. Sabemos que nossas bisavós ou avós menstruavam bem menos que as mulheres atuais. Elas, em torno de 80 vezes; e atualmente, em torno de 400 vezes na vida. Além disso, sabemos que quanto mais se menstrua, pode aumentar a incidência de câncer de mama e ovário. Determinadas doenças como a endometriose se beneficiam com a suspensão da menstruação.
Quem “pode” e quem “deve” tomar essa decisão?
Qualquer mulher ou adolescente, que já passou pela menarca e com os caracteres sexuais normais, desde que não tenham contra-indicação ou comorbidades para o uso de hormônios podem se beneficiar. Quem deve usar essa decisão são as portadoras de endometriose e, por um tempo determinado, mulheres que tiveram sangramento uterino aumentado e precisam corrigir a anemia.
Quais as consequências para quem opta por esse procedimento?
Não se tem conhecimento de que menstruar faz bem à saúde e que não menstruar faz mal à saúde. Então, as consequencias são as melhores possíveis, pois o grande inconveniente da mulher moderna é o desconforto da menstruação e, principalmente, a TPM, que se traduz com sintomas pré-menstruais como cefaléia, dor mamária, edema na parte baixa da pelve, desconforto na panturrilha e, principalmente, a irritação. A interrupção da menstruação pode diminuir todos esses problemas.
A partir de quantos anos, a mulher pode suspender o ciclo menstrual?
A partir do momento pós-menarca (primeira menstruação), quando estiver com atividade ovariana em pleno funcionamento e não tiver contra-indicação para o método proposto.
Há alguma ligação entre a suspensão da menstruação e a infertilidade?
Não. O bloqueio da menstruação não interfere na esterilidade nem na infertilidade. Algumas pessoas usam o método para tratamento de endometriose e essa doença é fator de esterilidade.
Quais os métodos utilizados para fazer a suspensão da menstruação?
É o contraceptivo oral combinado. Temos a injeção trimestral intramuscular; endoceptivo; implantes subdérmicos; anel vaginal; além dos análogos.
Quais as indicações para cada método e os custos de cada um?
As indicações têm que ser discutidas caso a caso com seu médico, mas, a princípio, podemos adiantar que, de uma forma geral, desde que não tenha contra-indicação, o contraceptivo oral combinado é a forma mais comum e barata de bloqueio da menstruação. E todos os métodos têm os mesmos objetivos, ou seja, bloquear a ovulação.
Atualmente, estão sendo muito utilizados os contraceptivos reversíveis de longa duração, de custo mais elevado, que provocam bloqueio da menstruação, endoceptivos e implantes subdérmicos, com custo em torno de R$ 2 mil. Endoceptivo é um sistema intra uterino liberador de hormônio em baixa dose que provoca atrofia endometrial, com uso por período de cinco anos. Nesse sistema, a mulher pode ter ovulação e, portanto, não é ideal para os sintomas da TPM. Implante é um dispositivo introduzido na parte medial do braço onde libera hormônios que provocam anovulação, com uso por um período de três anos. Esse sendo mais indicado aos casos de TPM. Análogos são medicamentos que bloqueiam a menstruação e são utilizados, principalmente, em puberdade precoce, onde você necessita bloquear a menstruação.
É preciso ter algum sintoma específico para optar por suspender a menstruação ou se pode, simplesmente, fazer essa escolha para se livrar dos incômodos mensais?
A indicação mais específica para o bloqueio da menstruação é a endometriose que é uma patologia ginecológica que pode acarretar vários problemas para as mulheres. Mas qualquer mulher pode usar esse método de bloqueio da menstruação, desde que não tenha contra-indicação para o uso do método, aliviando assim todos os sintomas e desconfortos da menstruação e da TPM.
No caso de contraceptivo oral combinado, exceto em endometriose, onde o ideal é o uso contínuo, prefiro o uso de ciclo estendido, onde você faz uso de três ou quatro cartelas sem parar, seguidas da pausa necessária, provocando a menstruação. Lembrar que todos os métodos de bloqueio da menstruação podem provocar sangramento de escape, que, às vezes, é uma situação desconfortável e de difícil solução.
Quanto tempo, após o retorno do fluxo menstrual normal, é preciso esperar para engravidar?
Você pode engravidar imediatamente após o inicio do ciclo menstrual normal. Isso quer dizer que, provavelmente, você está ovulando. O que acontece é que, às vezes, por longo período de contracepção, seu organismo demore para reaprender a ovular.
Para mulheres que não querem mais ter filhos, qual o método mais indicado?
Penso que o ideal nesses casos são os contraceptivos reversíveis de longa duração, o endoceptivo e o implante subcutâneo, com vantagem de não terem posologia, ou seja, não precisa lembrar que tem que usar.
Há mulheres que não podem usar o DIU. Como proceder nesses casos?
Temos que lembrar que o DIU de cobre não serve para os casos de bloqueio da menstruação, pois fazem exatamente o oposto, ou seja, aumentam o fluxo menstrual e provocam aumento do desconforto pélvico como as cólicas menstruais. O DIU utilizado é o endoceptivo, que libera hormônio em pequena quantidade e que tem a função de atrofiar o endométrio e, dessa forma, bloquear a menstruação. Esse tipo de método tem pouca contra-indicação e efeitos colaterais, mas no caso de problemas, você pode utilizar qualquer outro método de bloqueio que seja mais adequado para a pessoa em questão.
Como funcionam os implantes subcutâneos? Eles são seguros?
Implantes subcutâneos são introduzidos na parte medial do braço esquerdo. É um dispositivo que libera hormônio progestínico, assim como o endoceptivo, porém ele tem atuação central provocando anovulação, diferente do endoceptivo, onde você pode ovular. Tem validade por três anos.
A probabilidade de engravidar durante a suspensão da menstruação é a mesma que ocorre com o uso intervalado de contraceptivos?
Temos que ter em mente que, para bloqueio de menstruação. nós utilizamos, com exceção de análogos, sempre um contraceptivo. E sabemos que todos os contraceptivos têm um índice de falha, principalmente aqueles de uso diário, via oral, onde o esquecimento e a interação medicamentosa são fatores importantes.
Qual o método mais seguro e indicado para quem quer optar por esse procedimento?
Todos os métodos são seguros e bem conhecidos. Eventualmente, alguns não se adaptam conforme a necessidade da paciente. Então, devido a isso, os casos devem ser discutidos individualmente com seu médico para que se encontre o método ideal que contemple sua vontade de não precisar passar por esse desconforto que tanto incomoda as mulheres nos dias de hoje.
Fonte: Folha da Região