Ouro líquido? Manteiga Ghee!
Zero carbo, a manteiga ghee low carb não tem os resquícios dos sólidos do leite, água e outras toxinas, além de ser muito mais cremosa que a manteiga em si.
Uma variação dela é a manteiga clarificada, que consiste em retirar os sólidos do leite antes de evaporar toda a água. Tanto a ghee como a manteiga clarificada são somente a gordura pura do leite e são muito utilizadas na culinária.
Se engana quem pensa que a ghee, essa maravilha dourada, sirva apenas para cozinhar. Na medicina indiana ou Ayurvédica, ela também serve como base para remédios e massagens, tratando até mesmo queimaduras e ferimentos em geral.
Benefícios sem fim! Além de ser uma ótima opção para intolerantes a lactose, a manteiga ghee não precisa ser refrigerada, realça o sabor dos alimentos e não forma fumaça quando aquecida para cozinhar, ou seja: é uma gordura natural perfeita para substituir os óleos vegetais.
Economia em casa. Um pote pequeno de manteiga ghee custa normalmente cerca de R$20,00 e, fazendo ela em casa, esse valor pula para cerca de R$7,00 (por um tablete de manteiga sem sal)!
A manteiga ghee é diferente da brasileira manteiga de garrafa, tanto no jeito de ser feita como no sabor, que é levemente rançoso. A manteiga de garrafa é feita se cozinhando a nata do leite até que a água dela se evapore e fique apenas os sólidos do leite e a gordura.
Para fazer a manteiga ghee low carb você vai precisar de:
- Uma panela com o fundo mais grosso
- Recipiente de vidro para armazenar a ghee pronta
- 200g de manteiga sem sal
- Peneira ou coador de pano
Acho importante frisar que se utilize uma panela média evitando as de alumínio, para que a manteiga ghee não fique com gosto metálico.
Manteiga Ghee Low Carb | Preparo
O segredo desta receita é o fogo baixo e a paciência. Coloque o tablete de manteiga na panela, inteiro ou picado em cubos, e deixe derreter lentamente.
É bom dar uma mexida por cima, de vez em quando. Lembrando que queremos que se forme uma espuma por cima, então não se preocupe quando ver ela subindo e crescendo.
Esta espuma é parte das impurezas que estamos retirando e, quando ela se formar, haverão duas opções:
- Retirar esta espuma com uma escumadeira logo que ela sobe, desligando assim que possível o fogo. Dá trabalho, mas você consegue retirar praticamente tudo.
Essa técnica gera a chamada manteiga clarificada.
- Deixar ela evaporar até o fim (em fogo baixo!). Aos poucos, a espuma se torna bolhas, como se estivesse fervendo. Assim que isso ocorrer, desligue.
Este método é o mais comum para fazer o ghee indiano, a manteiga fica com um gosto suave de castanhas.
O importante aqui é nunca deixar a manteiga queimar!
Depois de desligar o fogo coe a ghee rapidamente, antes que ela comece a endurecer novamente.
Eu comecei usando uma peneira fina, mas hoje em dia uso um filtro de café de pano mesmo. Ao fazer esse processo a manteiga fica transparente e completamente limpa.
Nesse momento, a única coisa que você vai precisar usar é um lenço: para secar as lágrimas de emoção por essa maravilha. O cheiro desse líquido dourado fica por toda a casa, todo mundo vai amar!
Como já havia citado entre os benefícios, a manteiga ghee é melhor para se refogar ou fritar, pois ela possui um ponto de queima (de fumaça, como chamam) mais alto do que a manteiga normal ou o azeite de oliva.
Ela dura cerca de quatro meses fora da geladeira e seis meses na geladeira, se usada com cuidado (nada de usar talher sujo para pegar) e armazenada corretamente.
Eu prefiro usar ela para colocar no café pela manhã, quando faço o bullet proof coffee, mas admito que ela muda o preparo de qualquer prato!
Fonte: Vida Low Carb