O consumo de frutas no verão
Fundamentais em qualquer estação do ano, as frutas ganham ainda mais destaque nos dias de calor intenso. As que são ricas em água, então, devem ser incluídas diariamente no cardápio. Além de conter vitaminas, minerais e fibras, essas frutas funcionam como grandes auxiliares da hidratação do corpo, que costuma ficar prejudicada no verão.
As altas temperaturas registradas em Teresina refletiram no aumento das vendas de frutas na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). Segundo relatório da Diretoria Técnica de Mercado do entreposto, a venda de frutas no local cresceu cerca de 20% no mês de setembro, se comparado ao mês anterior – agosto, e 7% se comparado ao mesmo período do ano passado.
A expectativa é que até este mês de novembro, as vendas sigam esta mesma tendência. Coco verde, laranja, melão, melancia, uva e abacaxi são as frutas ricas em água preferidas dos clientes do mercado.
A nutricionista Agatha Cristyan destacou que, em Teresina, além do calor, a população ainda sofre com a baixa umidade relativa do ar. Por isso, enfatizou sobre a importância das frutas para hidratar nesse período quente.
A profissional afirma que além da sensação desagradável do calor, as pessoas costumam passar mal e apresentar sintomas típicos da desidratação como sede, fadiga, diarreia, vômito, tontura, dores de cabeça e sonolência. “É muito interessante associar, nesse período do verão, o consumo de frutas que tenham uma boa quantidade de água, mas também acompanham muitos nutrientes, agregando mais valor para a saúde e bem-estar”, afirma.
Geralmente, quando um indivíduo anda pela rua e tem a sensação de calor e começa a transpirar, tende a ir em alguma lanchonete e consumir um picolé, sorvete ou refrigerantes para se refrescar, enquanto a opção mais acertada seria ingerir um suco de fruta natural, que são as melhores bebidas para reposição de eletrólitos, para reidratação.
Agatha Cristyan alerta, no entanto, para aquelas pessoas com diabetes ou com sobrepeso, que devem ter uma atenção especial, pois não podem consumir todo tipo de fruta, pois há algumas que possuem um alto índice glicêmico. “O suco aumenta a biodisponibilidade desses carboidratos e, consequentemente, é mais interessante consumir a fruta do que o suco, mas em relação a pessoas que não tenham restrição em relação a isso, o consumo de frutas e sucos pode acontecer à vontade”, orienta.
Frutas ricas em água são boas aliadas na hidratação
Todas as frutas são bem-vindas, mas se o objetivo é hidratar mesmo o organismo, o melhor é optar pelas que têm mais líquido. Em primeira posição no ranking está a melancia, além de ser composta mais de 90% por água, uma fatia de 100 gramas da fruta tem apenas 31 calorias. O abacaxi também é rico em água, assim como o coco verde, laranja, melão e tangerina.
“É interessante colocar essas frutas que possuem uma boa quantidade hídrica no nosso consumo diário, nas mais variadas refeições, seja comendo a própria fruta ou fazendo um suco”, declarou.
Os alimentos ricos em água ajudam a desinchar o corpo e regular a pressão alta porque são diuréticos, diminuem o apetite pois têm fibras que mantêm o estômago cheio por mais tempo e ainda aliviam a prisão de ventre porque facilitam a eliminação das fezes.
Segundo a nutricionista, outra recomendação é evitar refeições ricas em carboidratos simples, proteínas, carnes vermelhas e gorduras, que possuem uma digestão mais lenta, fazendo com que a pessoa se sinta mais cheia e o metabolismo desacelera, proporcionando maior sensação de calor. “O organismo sente muito esses efeitos e a pessoa tende a se sentir mal quando tem esse choque de temperatura, por isso a orientação é ter refeições mais leves”, acrescentou.
Cada atividade física exige hidratação diferente
Outro reforço com hidratação nos meses do ano conhecido por apresentar temperaturas mais elevadas acontece em relação à prática de exercícios físicos, inclusive, cada esporte possui uma recomendação de ingestão hídrica diferenciada, por exemplo, uma pessoa que faz musculação tem a necessidade de ingerir uma quantidade específica de líquido, enquanto as pessoas que fazem uma atividade mais intensa como natação e atletismo, vão precisar de uma quantidade de água maior, pois acabam gastando mais energia.
“No processo de formação de energia, cada atleta precisa liberar o calor de alguma forma e se não balancear o gasto calórico, com a ingestão de líquidos, desidratará através do suor, por isso precisa fazer essa hidratação de forma correta”, pontuou.
Hidratando o corpo
Uma alimentação adequada ajuda a enfrentar melhor as altas temperaturas e a intensidade dos raios solares. Muitas pessoas já conhecem os benefícios de consumirem frutas para ajudar a hidratar o corpo. O estudante de publicidade e propaganda Anderson Ferreira, de 24 anos, pratica atividades físicas e faz questão de sempre se manter hidratado e tornou o ato de ingerir líquidos um verdadeiro hobby.
“Sempre me mantenho muito hidratado, procuro beber mais de três litros de água por dia, chega a ser um hobby, onde eu estiver, seja sentado, em casa ou no trabalho, tem uma garrafa de água próximo a mim ou frutas. Ultimamente tenho comido muito melão e melancia”, declarou.
A instrutora de Musculação, Carla Reijane, também tem a preocupação de sempre ingerir bastante líquido. Ela declarou que costuma intensificar o consumo de sucos de frutas nos finais de semana. Como uma profissional da área da educação física, Carla ressalta que tem que dá bons exemplos para seus alunos. “Lembro sempre a necessidade de estar bem hidratado e no consumo de bastante frutas”, frisa.
Fonte: jornal.meionorte.com