Musse de maracujá e gengibre
Uma das minhas sobremesas favoritas é a musse de maracujá… Sempre fiz em ocasiões especiais (e em outras ocasiões também!). A verdade é que para fazer essa sobremesa, não era necessária muita justificativa. Somente a vontade e alguns maracujás! Mas desde que deixei de consumir produtos feitos com leite de vaca, deixei também de preparar o meu leite condensado. E esse era um dos ingredientes essenciais para a musse de maracujá.
Testei diversas receitas e acabei me encantando com esta da Bela Gil. A base da musse são castanhas de caju ou do Pará e ela é adoçada com melado de cana. Incluí o gengibre ralado, que não fazia parte da receita original, e que pode ser opcional na sua.
Entre tantas outras adaptações que venho fazendo em minha alimentação, procurar receitas que substituam antigas tem sido uma tarefa recorrente. Nem sempre a primeira receita testada é a mais gostosa e aquela vai valer a pena repetir inúmeras vezes, tornado-se a nova favorita. No caso da musse de maracujá, o resultado acabou ficando bem diferente do original. No entanto, talvez seja justamente por isso que gostei tanto dela. Um sabor que traz a lembrança da combinação entre o maracujá e o gengibre era o mais importante. Mas sem tanto açúcar como a receita anterior tinha. Além é claro, de uma textura diferente, e sem dúvida muito mais saudável!
Uma textura incrível das castanhas, combinada com o azedinho do maracujá e o toque picante do gengibre
INGREDIENTES
- 1 xícara de castanha de caju (ou castanha do Pará)
- 2 maracujás peneirados (reserve as sementes para enfeitar)
- 2 colheres (sopa) de água filtrada
- 1/3 xícara de melado
- 1 colher (sopa) de óleo de coco
- 1 pedaço de gengibre fresco ralado
MODO DE PREPARO
-
Deixe as castanhas de molho por 4 horas (no mínimo). Escorra a água.
-
Coloque as castanhas, a polpa do maracujá e a água no liquidificador. Bata até ficar cremoso.
-
Acrescente o melado, o óleo de coco e o gengibre. Bata até ficar homogêneo.
-
Sirva nas cascas do maracujá ou em tigelinhas, enfeitado com as sementes reservadas.
NOTAS
O melado pode ser substituído por 8 tâmaras sem o caroço, previamente hidratadas em água.
Fonte: Cozinhando como antigamente