Mais velhos, do meio ou caçulas

Consciência RosaNotíciasMais velhos, do meio ou caçulas

Mais velhos, do meio ou caçulas

naom_58d3b31d56523

 

Personalidade dos irmãos é definida pela ordem que nascem

Irmãos mais velhos são mais autoritários, caçulas são mais mimados e os do meio.. bem, os do meio tem aquele jeitinho peculiar. Mas, será que isso é apenas crença popular ou tem algum fundo de verdade? Para os psicólogos, sim.

Kevin Leman, um psicólogo americano, pesquisa desde 1967 sobre os efeitos da ordem do nascimento na personalidade dos irmãos. Suas descobertas foram publicadas no livro “Mais Velho, Do Meio Ou Caçula: a Ordem Do Nascimento Revela Quem Você É”, no qual ele afirma que ser mais velho, do meio ou caçula possui grande impacto em quem você se torna, muito por causa da sua interação com os demais irmãos e pela forma como seus pais lhe tratam.

Na obra, o especialista afirma que os filhos mais velhos são como cobaias, pois os pais ainda são inexperientes e as coisas funcionam na base do “tentativa e erro”. Eles recebem a atenção total, cuidados extras e mais rigor, o que faz com que o filho mais velho seja perfeccionista. São tidos como confiáveis, conscientes, estruturados, precavidos, controladores e focados em metas.

Com a chegada do segundo filho, os pais já estão mais preparados, já sabem como as coisas funcionam e não são tão estritos. Por receber menos atenção, pois os pais precisam dividi-la entre as duas crianças, o segundo filho tende a desenvolver comportamentos que agradem aos outros para conseguir a aprovação e não desenvolvem comportamentos perfeccionistas como os mais velhos.

Os filhos do meio sente-se um pouco incompreendido no seio familiar, por isso se preocupam em agradar aos outros e tem o papel, frequentemente, de pacificadores. Podem ser um pouco rebeldes também. Já os filhos mais novos normalmente possuem espírito mais livre. Tem tendência a ser manipuladora, egocêntrica e gostar de atenção, mas também não complica a vida e gosta de se divertir. E quem não tem irmãos? Filhos únicos sentem-se insubstituíveis na família. Por ganharem atenção completa, também sofre com as expectativas dos pais. Normalmente, os filhos únicos são maduros para sua idade, perfeccionistas, conscientes e personalidade de liderança.

Fonte: Notícias ao Minuto