Há oito anos lutando contra o câncer
Há oito anos lutando contra o câncer, Ivonete escolheu viver
Mãe de dois filhos, a manicure, precisou retirar 85% do fígado por conta do câncer, mas não se livrou das metástases. Segue em tratamento, com quimioterapia e corrida
Primeiro ela amarra o cadarço dos tênis. Depois arruma a saia rosa e ajeita o lenço que faz a vez dos cabelos. Ivonete Gomess, de 49 anos, está pronta para corrida e pronta para mais um dia deluta contra o câncer.
Ivonete é dessas mulheres fortes e exemplares, capaz de inspirar milhares de outras mulheres. Manicure, dona de casa, mãe de dois filhos, esposa e meia maratonista, ela encontra na corrida uma forma de seguir vivendo.
Fofolete, como é chamada pelas amigas, é sempre doce na conversa e vive com um largo sorriso no rosto. Mostra nos olhos alegrias que dificilmente encontra-se por ai, mesmo em pessoas perfeitamente saudáveis.
– As pessoas me perguntam como eu faço para rir tanto. Eu respondo “eu vou rir porque a vida é bela. E eu estou viva, mesmo com todas as minhas dificuldade.” Eu acho que pegar uma coberta e ficar no sofá se lamentando porque tem alguma doença, câncer, diabetes, não vai resolver o seu problema. Então faça alguma coisa. Eu corro – conta a paulista.
Ivonete descobriu a corrida em 2013, quando foi acompanhar e incentivar o marido Paulo Sergio em uma prova. No mesmo dia, ela decidiu que iria começar o esporte. Foram 5km completados, em uma semana em que havia acabado de passar uma sessão de quimioterapia.
– Naquele dia eu pensei “quer saber? Eu vou testar meus limites”. E fui. Fiz 5 km em 25 min, sem nunca ter dado um passo em uma corrida e após uma sessão de quimioterapia. Naquele dia eu percebi que a corrida ia me fortalecer contra adoença, contra as dificuldades da vida – lembra.
O câncer ainda não está curado. Neste mês deoutubro Ivonete teve resultado maligno em mais uma bióspia. O tratamento segue com quimioterapia, radioterapia…e corrida.
– A nossa vida é feita de escolhas. Eu escolhi sorrir e lutar todos os dias, assim como milhares de guerreiros e guerreiras. É difícil, perdemos a nossa vaidade, contudo podemos enxergar esta fase de nossas vidas como uma lição. Hoje eu descobri que posso ter diversos cabelos, que as minhas sobrancelhas eu mesmo posso desenhar, e que o meu sorriso é o que eu tenho de mais bonito – reforça em seu perfil na rede social.
Como exemplo e incentivo para outras mulheres, neste Outubro Rosa, Ivonete é estrela em campanha do grupo Divas que Correm, do qual faz parte, para arrecadar lenços e perucas para pacientes em tratamento pelo SUS.
– Todos nós temos dias difíceis na vida, mas podemos escolher se iremos fazer deste o fim ou o começo de uma nova história. Eu me encontrei na corrida. E você que, esta ai do outro lado lendo, o que mais gosta de fazer? Pode ser que você goste de dançar, pintar, ler, cantar. Então, o que está esperando para começar a viver uma nova história? – recomenda.