Escondidinho de jaca
Se eu pudesse teria pacotes e pacotes de “carne” de jaca congelados no meu freezer. Como é versátil… E tem um resultado incrível. Na verdade, a “carne” de jaca vai ter o gosto do tempero que você usar na sua receita. E talvez por isso mesmo, é que eu a considero tão prática!
Nossos amigos aqui em São Luís já sabem que vivo à procura de jacas verdes. Sempre que algum deles encontra alguma pelo caminho, lembra e dá um jeitinho de trazer… Por mais que ganhar jaca verde possa parecer um presente estranho!
O preparo da jaca verde não é uma das tarefas mais simples. Expliquei como faço na receita do Tagine de jaca, isso porque requer alguns cuidados para não deixar a cozinha inteira melada com a seiva.
Como a receita é um escondidinho, vale a pena falar um pouco da minha cobertura preferida: purê de tubérculos diversos! Na receita abaixo usei mandioquinha, cenoura e batata inglesa. No entanto, use aqueles que você tiver em casa ou uma combinação de diversos, incluindo abóbora e batata-doce. Cozinho todos juntos, na mesma panela, com cuidado de cozinhar primeiro aqueles que demoram mais (como por exemplo a cenoura!).
Escondidinho de jaca
Ingredientes
Purê
- 1 cenoura
- 2 batatas inglesas
- 3 mandioquinhas
- 1/4 cebola ralada
- 1 dente de alho espremido
- 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
- Sal a gosto
Refogado de jaca
- 2 xícaras de jaca verde cozida e desfiada
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 xícara de molho de tomate caseiro, ou 1 lata de tomates pelados
- Folhas de salsa picada
- Cebolinha verde picada
- Sal e pimenta do reino
- 1 xícara de floretes de brócolis
- 1/2 xícara de ervilhas ou milho verde
Modo de fazer
Purê
-
Leve uma panela com água levemente salgada ao fogo médio para ferver e cozinhe a cenoura fatiada por uns 10 a 15 minutos. Junte a batata picada e cozinhe por mais uns 5 minutos e por fim junte as mandioquinhas picadas. Cozinhe até que estejam macias.
-
Drene a água, reservando 1/2 xícara. Amasse bem ou processe até virar um purê. Se ficar muito grosso junte um pouco da água do cozimento.
-
Refogue a cebola ralada no azeite de oliva por 1 a 2 minutos. Acrescente o alho amassado e refogue por mais 1 minuto. Transfira o purê para a panela e tempere com sal.
-
Cozinhe por alguns minutos mexendo bem para incorporar os temperos. Se quiser o purê um pouco mais cremoso junte mais um pouco da água do cozimento reservada.
Refogado
-
Aqueça uma panela grande e refogue a cebola no azeite de oliva até ficar translúcida. Junte o alho e em seguida a jaca desfiada. Misture bem e tempere com sal e pimenta do reino.
-
Coloque o molho de tomate (ou o tomate pelado com o suco da lata), a salsa e a cebolinha picadas. Cozinhe por uns 10 minutos para apurar o sabor. Se for necessário, junte um pouco de água para não ficar seco.
-
Acrescente a ervilha (ou milho verde) e o brócolis picado em floretes e mexa com cuidado para não desmanchar. Cozinhe por mais uns 5 minutos.
-
Corrija o tempero se necessário e transfira para uma travessa refratária média. Cubra com o purê e alise a superfície.
-
Leve ao forno aquecido por uns 10 a 15 minutos e sirva em seguida.
Notas
Para o purê use os tubérculos que tiver em casa ou uma combinação de diversos. Escolha entre mandioquinha, cenoura, batata inglesa, batata doce, abóbora.
Junte ao refogado legumes pré cozidos e picados como o brócolis, cenoura picada, ervilha ou milho verde e dê um toque a mais com azeitonas picadas ou alcaparras.
Fonte: Santo Legume