Uma noite de sono bem dormida, além de trazer satisfação, ajuda na recuperação do corpo e traz vários benefícios na saúde física e emocional das pessoas.Com a mudança no padrão de comportamento do ser humano, em meio a um mundo onde a tecnologia cresce a cada dia, tomando o espaço e tempo que temos para cuidar da saúde, acabamos vendo um grande número de pessoas sedentárias, que auxilia para ganhos de peso e doenças relacionadas a questão física, emocional e cognitiva.
Um dos aspectos que podem prejudicar a qualidade de vida das pessoas tem sido o sono. Grande parte das pessoas dorme bem menos do que seria o ideal para que sua estrutura corporal se regenere da melhor maneira. Em adultos, segundo o jornal americano Sleep Health: Journal of the National Sleep Foundation, o tempo ideal de sono entre pessoas de 18 e 64 anos de idade varia entre 7 e 9 horas por noite conforme suas diretrizes.
Também há estudos que comprovam que dormir menos auxilia diretamente no ganho de gordura corporal e até mesmo do sedentarismo, trazendo consigo variadas complicações para a saúde e que podem, inclusive, diminuir sua expectativa de vida.
O descanso menor que o necessário faz com que acordemos quase sempre com indisposição para se movimentar, irritados e com mau humor, afetando o convívio social e pessoal com todos ao nosso redor, bem como influenciando diretamente na escolha de alimentos mais calóricos como forma de “compensar” essa necessidade de descanso.
É durante o sono que ocorre o equilíbrio entre os hormônios Leptina, que agem no tecido adiposo e têm função de ajudar na diminuição da vontade de comer, assim como a Grelina, que age no estômago e têm o efeito contrário, aumentando a fome.
De uma maneira mais fácil de compreender, pessoas que dormem menos do que o ideal para sua completa recuperação deixam desregulado o organismo, aumentando os níveis de Grelina, bem como a vontade de comer, o que amplia a dificuldade de emagrecimento e facilita os ganhos de massa muscular.
Para obter melhores resultados, três boas dicas podem ajudá-lo a dormir melhor e favorecer de vez sua saúde e boa forma:
1 – evite interferências no horário de dormir: ao se deitar na cama, restrinja o uso de aparelhos eletrônicos, procurando um ambiente mais confortável possível, com baixa luminosidade, para que o corpo comece a entrar em estado de relaxamento e, sequencialmente, no sono.
2 – pratique atividade física regularmente: a prática de atividade física apresenta ótimos efeitos para a saúde, liberando neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer, bem-estar e felicidade. Ao se movimentar regularmente, especialmente com atividades de intensidades altas, você começa a se adaptar de forma gradativa, dormindo cada vez com mais qualidade e por maior tempo.
3 – alimente-se de forma mais saudável: bons hábitos significa comer refeições menos calóricas e mais saudáveis, “ensinando” seu cérebro a ter menos fome, o que favorece diretamente a diminuição da gordura corporal. Isso também ajuda de maneira eficiente o bom funcionamento da fisiologia do seu corpo, bem como em melhores níveis de sono. Se você apresenta dificuldades e, inclusive, ronca durante a noite, verá o quanto a diminuição do peso corporal será seu grande aliado e das pessoas com as quais convive, melhorando até mesmo o relacionamento social.
O segredo para uma boa saúde é o equilíbrio daquilo que somos e fazemos no dia a dia.
Com essas dicas, você conseguirá colocar em prática de forma gradativa pequenas mudanças que, no final, farão uma grande diferença para que obtenha ótimos resultados com sua saúde. Procure a orientação de profissionais competentes e tenha uma ótima saúde sempre!