Doce de abóbora e coco
O doce de abóbora da receita abaixo foi feito incansavelmente por minha mãe ao longo de sua vida. Eram panelas grandes e colheres compridas, muitas queimaduras (o doce espirra bastante!), um aroma de doce pela casa e no final da tarde, muitos vidros esfriando na pia da cozinha. Junto com o pão caseiro integral que também era feito em casa, o doce formava uma das duplas perfeitas para o lanche no final da tarde. Lembro de muitas amigas que ao marcarem de vir em casa, perguntavam se ia ter o doce com pão caseiro.
Não faço o doce de abóbora com a frequência que minha mãe fazia, e muito menos naquela quantidade… Mas uns vidrinhos para degustar e compartilhar sempre são bem-vindos! Os amigos continuam a agradecer!
Sobre o ponto do doce de abóbora com coco ralado, há diversas possibilidades, e para todos os gostos. Eu prefiro com menos açúcar e mais consistente, para comer junto com um bom queijo branco. Mas ele também pode ser feito com mais açúcar e retirado do fogo antes que engrosse muito, para ficar mais cremoso. Há quem prefira ainda sem as especiarias, e até sem o coco ralado. Minha dica é: personalize a gosto, mas não deixe de fazer!
Doce de abóbora e coco
Rendimento 1 vidro médio
Ingredientes
- 500 g de abóbora sem casca
- 1 xícara de açúcar
- 2 paus de canela
- 3-4 cravos da Índia
- 50 g de coco ralado
Modo de fazer
- Corte a abóbora em cubos e cozinhe com ½ xícara de água por uns 25 a 30 minutos, ou até que esteja macia. Tire do fogo e escorra a água (guarde e congele para outra receita!).
- Amasse os cubos de abóbora contra as paredes da panela, usando uma colher de pau. Junte o açúcar, o cravo e a canela. Volte a panela ao fogo e cozinhe até que engrosse.
- Adicione o coco ralado e cozinhe por mais alguns minutos, mexendo com a colher para não grudar. O doce deve estar soltando do fundo da panela.
- Espere ficar morno e transfira para um vidro esterilizado, tampe em seguida.
Fonte: Santo Legume