Descubra os benefícios do abacate
Ele é rico em gorduras boas, combate as gordurinhas e ajuda a inibir o apetite. Mas há ainda outros segredinhos para você descobrir!
A fama do abacate é imbatível. Além de ser fotogênico — bomba nas receitas nas redes sociais, ele é rico em gorduras boas, protege o coração e ajuda a manter a pele jovem. Algumas pesquisas internacionais apontam, ainda, que ele pode impactar positivamente os níveis de insulina e de açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes tipo 2.
Mas há ainda mais componentes dentro dessa fruta poderosa que você precisa saber:
Vitamina K: Melhora a coagulação sanguínea e auxilia na saúde dos ossos.
Vitamina C: Rica em antioxidantes, que protegem o corpo contra os radicais livres, que causam problemas de saúde como doenças cardíacas e câncer.
Vitamina B6: Promove a saúde do sistema imunológico, a função do sistema nervoso e formação de células vermelhas do sangue.
Vitamina E: Ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos e aumentar a função imunológica. É também um bom antioxidante.
Magnésio: Importante para a função muscular e do sistema nervoso, além de regular o açúcar no sangue.
Potássio: Auxilia na síntese de proteínas (construção muscular) e também é ótimo para reduzir o inchaço .
Fibra: Promove a saúde do intestino, estabiliza o açúcar no sangue (o que ajuda a controlar o apetite e mantê-lo satisfeito durante mais tempo) e é útil para a manutenção de um peso corporal saudável.
4 motivos para você comer abacate
Exterminador de gordura
O abacate é rico em gordura e, consequentemente, tem muitas calorias (160 em 100 gramas). Por isso nem pense em exagerar. Você deve, sim, incluí-lo no cardápio com frequência e em doses moderadas, sozinho ou em receitas leves. Esse é o segredo para ajudar a secar a barriga – poder que vem (adivinha!) da gordura, segundo estudo da faculdade de medicina da Universidade Harvard. Formada basicamente de ácido oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), a gordura do abacate reduz o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso.
Redutor de cortisol
Outro componente da fruta que favorece o emagrecimento é a glutationa. “Essa substância, presente naturalmente no organismo, é reforçada pelo o abacate. Resultado: maior controle nos níveis de cortisol, o hormônio do stress que, em excesso no organismo, dificulta a perda de peso”, explica Daniela Jobst, nutricionista da Nutrijobst, em São Paulo. Pior: faz você acumular gordura especialmente na barriga. A glutationa ainda tem ação detox – ou seja, contribui com o fígado na eliminação das toxinas.
Bloqueador de inflamação
Mais uma substância do fruto do abacateiro, o beta-sitosterol age como um anti-inflamatório, fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções. Isso não só facilita a dieta como diminui o aparecimento de rugas precoces e celulite. A pele também fica mais bonita porque o abacate tem substâncias antioxidantes como as vitaminas A, C e E.
Inibidor de apetite
A gordura da fruta ainda aumenta a sensação de saciedade e adia a fome. Para obter esse efeito (lembre-se!), basta uma porção moderada – uma fatia fina na salada, por exemplo. Quando você acrescenta o abacate na refeição tem mais uma vantagem: aumenta a absorção do licopeno, famoso antioxidante presente principalmente no tomate. E quanto mais suprir seu organismo dessas substâncias, mais fácil aparece o resultado da dieta – e mais chapada fica a barriga!
Fonte: boaforma.abril.com.br