Cuidados na primavera/verão

Consciência RosaNotíciasCuidados na primavera/verão

Cuidados na primavera/verão

10-12

É importante que os pais tenham alguns cuidados para garantir o aproveitamento máximo das crianças em segurança.

Estamos na primavera a estação das flores e logo chegará o verão e as férias. Essas são as estações do ano mais aproveitadas pelas crianças, pois vai embora o frio e o clima quente predomina, é hora de curtir os parques e os passeios em família com mais frequência, além das brincadeiras com os amigos no dia a dia. Porém, é importante que os pais tenham alguns cuidados para garantir o aproveitamento máximo das crianças em segurança. Veja abaixo algumas dicas.

Alergias

Na primavera as flores produzem muito mais pólen o que causa alergias em muitas crianças. Como o tempo está mais quente as poeiras sobem o que prejudica e agrava os problemas com rinite. É importante observar se a criança apresenta coceira constante no nariz, nos olhos e garganta, coriza, espirros e obstrução nasal. Muito cuidado na hora da limpeza da casa, pois como o tempo está mais quente a poeira pode subir, por isso procure utilizar sempre um pano úmido.

Insolação

O excesso de sol pode causar insolação nas crianças, o que ocasiona na desidratação e até queimaduras. O pequeno pode sentir dor de cabeça, falta de ar, febre, tontura e a pele avermelhada. É importante evitar o sol entre às 10h e 16h, usar protetor solar adequado e beber bastante líquido.

Cuidado com a alimentação

No verão um dos problemas que mais atinge as crianças é a diarreia, que pode ser infecciosa, metabólica ou alérgica. É importante que os alimentos sejam lavados adequadamente e não fiquem expostos em uma temperatura quente por muito tempo, as mãos precisam ser lavadas antes das refeições e frequentar apenas locais de confiança para a alimentação.

Hidratação

Nos períodos mais quentes o corpo perde bastante líquido e sais minerais, por isso que é importante manter a hidratação principalmente nos pequenos. As crianças são os mais suscetíveis à desidratação. Os sintomas apresentam a boca seca, pele seca, urina escura, entre outros. Deve-se evitar a exposição dos pequenos no sol por muito tempo e ingerir bastante água. Não tem segredo a água é o melhor remédio.

Roupas adequadas

Para garantir o conforto e bem estar das crianças é importante que estejam com as roupas certas para cada momento. No calor roupas leves e de cores claras são as mais adequadas, pois ajudam a evitar a retenção do calor no corpo. Durante as atividades escolares o uso de um bom tênis infantil, como esses, é importante para o pequeno, mas precisa garantir a transpiração correta dos pés para evitar o surgimento de fungos que se proliferam em locais quentes e úmidos. Nas outras atividades o uso do chinelo ou sandálias é a melhor opção.

Fonte: jeonline.com.br