Cuidados com a pele no verão
Criado há 10 anos, Programa de Prevenção chama atenção para o tipo de câncer mais incidente no Brasil
Sabia que o excesso de raios ultravioleta emitidos pelo sol é prejudicial para a pele e pode até causar câncer? Próximo do início da estação mais quente do ano e em comemoração ao Dezembro Laranja — ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) de conscientização sobre a doença, o Programa de Prevenção do Melanoma do Hospital Amaral Carvalho (HAC) alerta para os cuidados básicos. Há 10 anos a instituição oferece atendimento contínuo gratuito à população jauense.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são detectados 176 mil novos casos de câncer de pele todo ano no Brasil. “Esse é o tipo mais incidente no país, por isso, todas as iniciativas de orientação são imprescindíveis”, comenta a dermatologista Ana Gabriela Salvio.
Neste ano, a campanha da SBD tem o tema “Se exponha, mas não se queime” para destacar os riscos do câncer de pele decorrente da exposição solar sem proteção, especialmente aos que trabalham ao ar livre e nos momentos de lazer. A médica afirma que a maioria das pessoas já ouviu falar sobre a necessidade do uso diário de filtro solar, óculos, chapéu ou roupas que protejam a pele do sol. “Mas poucas adotam esses simples hábitos que são tão importantes na prevenção”.
Para disseminar esse tipo de informação, desde 2007, o HAC mantém o Programa de atuação contínua com equipe especializada que realiza orientações gratuitas no Instituto de Prevenção e nas unidades básicas de saúde de Jaú/SP. “Esse serviço aumentou os índices de cura, pois facilitou o diagnóstico precoce das lesões malignas de pele e o tratamento no centro de referência. Desde a criação do programa, observamos o aumento do diagnóstico de casos iniciais, passando de 57% para 72%, e a diminuição dos casos avançados de melanoma, de 43% para 28%”, explica Ana Gabriela.
A equipe desenvolve também projetos na cidade, como atividades lúdicas nas escolas para alunos do 5º ano do ensino fundamental, desde 2011. “Neste ano, pela primeira vez capacitamos cabeleireiros e barbeiros da região sobre pintas suspeitas de melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo. Assim, se notarem qualquer alteração, esses profissionais podem orientar seus clientes a nos procurarem o quanto antes”, explica Ana Gabriela.
Fique atento às recomendações
– Use protetor solar todos os dias (mesmo os nublados) e reaplique a cada duas horas ou sempre que houver transpiração ou contato com água.
– Evite a exposição excessiva ao sol sem proteção, especialmente nos horários mais intensos – das 10h às 16h.
– Use chapéu, óculos escuros, camisas de manga longa, filtro solar, guarda-sol ou barracas sempre que estiver ao ar livre, e procure sempre por uma sombra.
– Os danos dos raios ultravioletas são acumulativos, por isso, proteja bebês e crianças da exposição solar.
– Bebês acima de 6 meses já podem usar protetor solar infantil com Fator de Proteção Solar (FPS) para raios UVB de, no mínimo, 30 e com proteção UVA, no mínimo 10. Nesses casos, é recomendado aplicar protetor solar de amplo aspecto, hipoalergênico, que não irrita a pele e é fácil de passar.
– Fique atento ao comprar protetores solares, pois, nem todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB. Procure por produtos que declaram sua ampla proteção na embalagem. Os mais eficientes possuem as siglas PPD e FPS. Além disso, é importante optar por produtos de marcas confiáveis ou conforme indicação médica, para garantir que tenham os elementos que permitam uma proteção eficaz e completa.
– Examine sempre a sua pele, se encontrar pintas diferentes ou lesões suspeitas, procure um médico.
Fonte: SEGS