Alimentos que ajudam a deixar a pele mais lisa e bonita
O envelhecimento é algo muito combatido pela humanidade, seja através de meios científicos, alimentação ou atividade física. Principalmente por mulheres acima dos 30 anos, época em que geralmente muitas delas costumam notar as mudanças na pele. Por isso é preciso recorrer a fontes de vitaminas que retardam esse processo e deixam a pele mais lisa e bonita. Não é apenas questão de estética e sim de saúde para o corpo! Um desses aliados que traz outros diversos benefícios para o organismo é o betacaroteno.
Ela é uma substância antioxidante responsável pela coloração intensa de laranja, vermelho ou amarelo em alguns alimentos como a cenoura, abóbora, mamão, damasco manga, beterraba, batata doce, entre outros. “50% da vitamina A no corpo vêm da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de “pró-vitamina A”, ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo. Todas as pessoas podem tirar benéfico da sua ingestão, mas em especial as crianças e os idosos”, afirma a nutricionista e consultora da Vital Natus, Dalila Marciele Nunes.
Por ser rico em Vitamina A, ele auxilia na formação de melanina – o pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta -, favorecendo ao bronzeamento saudável. Apesar de terem o benefício parecidos, o colágeno atua de forma diferente do betacaroteno e os dois juntos potencializam ainda mais os resultados, conforme explica a especialista. “Uma das principais funções do colágeno é formar as fibras que dão sustentação à pele e o betacaroteno ajuda no combate aos radicais livres que envelhecem a pele, além de colaborar para preservar o colágeno”, conta.
Além da pele, o betacaroteno auxilia em diversos outros quesitos do corpo como o aumento do brilho dos cabelos, o fortalecimento das unhas, ajuda no o crescimento ósseo estimulando a produção do colágeno para fixação de minerais como cálcio, fósforo, magnésio e boro, protege a superfície ocular, melhorando o olho seco e conjuntivites inflamatórias, além da incidência de catarata. Por ter ação antioxidante, ele também fortalece o sistema imunológico que contribui para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório, prevenindo gripes e resfriados.
Mas a especialista alerta que nem sempre é possível consumir a quantidade ideal através somente da alimentação, afinal, o dia a dia é corriqueiro e nem sempre comemos o que o corpo precisa diariamente. “Quando são detectados sintomas como perda de cabelo, cegueira noturna, unhas fracas, irritação da pele, entre outros, o uso da suplementação se faz necessária. Ou ainda em casos que o paciente queira potencializar os resultados com a saúde e estética, mas sempre com a orientação profissional”, explica a consultora da Vital Natus. Para isso, é preciso pesquisar e buscar por produtos confiáveis que disponibilizam o betacaroteno para consumo em cápsulas.
Vale dizer também que é preciso estar de olho para o excesso de betacaroteno no organismo, pois quando isso ocorre ele deixa a pele com cor alaranjada. Nada preocupante, uma vez que basta apenas interromper o consumo dos alimentos que contenham a substância para voltar ao aspecto normal. Mas afinal saúde nunca é demais.
Fonte: Gazeta Esportiva