Como emagrecer com saúde no verão?
Na luta contra o tempo e na busca desesperada por soluções milagrosas que levam a rápida perda de peso, muitas pessoas acabam recorrendo à fórmulas mágicas a fim de ficarem “em forma” para o verão. “É importante lembrar que milagres não existem e que muitas opções conhecidas como ‘emagrecedores rápidos’ podem conter substâncias perigosas à saúde como os termogênicos e inibidores de apetite, por exemplo”, comenta a endocrinologista Dra. Rosália Padovani.
O verão é a melhor época para perder peso. Um dos motivos é que as altas temperaturas aumentam a sede, o que facilita o consumo de água que além de reduzir o apetite, hidrata. “Cuidado com refrigerantes para matar a sede por conterem muito sódio. Ao invés dos sucos, prefira as frutas com bagaço que contém fibras e que podem ser auxiliar no bom funcionamento do intestino.
Uma boa opção é recorrer aos “detox”, que normalmente são preparados com algum tipo de verdura (agrião, couve, espinafre) e um termogênico natural (hortelã, gengibre, limão). Outra dica é recorrer aos smoothies ao invés dos sorvetes, pois são tão refrescantes quanto e possuem menos calorias”, enfatiza Dra. Rosália.
Se o problema é perder de peso, o ideal é partir para um programa de reeducação alimentar, incluindo no seu dia a dia alimentos como verduras, vegetais, grãos, proteínas e inicie, o mais rápido possível, um programa de atividade física. Para refrescar, esportes como hidroginástica e natação podem ser grandes aliados. “Não existe emagrecimento saudável sem esforço. Assim, muita atenção com substâncias que prometem milagres, por que as consequências podem ser fatais”, alerta a especialista.
Fonte: Gazeta Esportiva