Dicas para evitar o inchaço e desconforto nas pernas
Com a chegada do fim de ano e as férias de verão, muitas pessoas programam suas viagens. Com o barateamento das passagens, o uso do transporte aéreo vem aumentando nos últimos tempos. Durante longas viagens de avião é comum a sensação de inchaço e desconforto nas pernas. Mas até que ponto viagens de avião podem ser a causa de problemas circulatórios?
De acordo com o angiologista e cirurgião vascular Dr. Eduardo Toledo de Aguiar o problema não é tão grave assim. “O problema não é viajar de avião. Viagens muito longas, em que o passageiro passa muito tempo sentado na mesma posição, em qualquer meio de transporte, podem causar inchação nas pernas e um certo desconforto. Isso também acontece, por exemplo, com quem trabalha muitas horas sentado.”
Uma pessoa que trabalha sentada ou em pé o dia todo na mesma posição tem mais chances de desenvolver varizes do que o viajante eventual. Para quem tem histórico de problemas vasculares na família as chances aumentam muito. Portanto, podemos considerar como mito que viajar de avião cause problemas de circulação nos membros inferiores.
“Dor nas pernas, inchaço e um certo desconforto são comuns, entretanto é um exagero afirmar que viajar de avião causa o surgimento de varizes ou qualquer tipo de problema circulatório”, afirma o Dr. Eduardo Toledo de Aguiar.
Para quem vai viajar e passar muitas horas sentado, seguem abaixo algumas dicas:
– movimente pés e tornozelos para cima e para baixo e em movimentos circulares. Isso ajudará na circulação do fluxo sanguíneo
– beba muito líquido
-vista roupas leves e confortáveis
– caso sinta algum desconforto, fique em pé, caminhe pelo corredor. Esta dica aliviará muito o desconforto nas pernas
– nas viagens de ônibus, desça na parada e caminhe um pouco mantendo o corpo ativo
– nas viagens de carro a recomendação é parar a cada duas horas, alongar o corpo e caminhar um pouco para estimular a circulação
– é aconselhável para pessoas com histórico de problemas vasculares visitar um médico antes das longas viagens
– o uso de meias elásticas de compressão são uma alternativa bastante eficaz para evitar dores, desconforto e inchaço nas pernas. Procure a mais adequada.
O Dr. Eduardo Toledo de Aguiar – diretor da Spaço Vascular® e pioneiro da escleroterapia com espuma no Brasil – é membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – SBACV – (foi Diretor Científico da Regional de São Paulo da SBACV) e da International Union of Angiology. Formou-se em 1972 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), fez Residência em Cirurgia Vascular no Hospital das Clínicas da FMUSP e iniciou sua pós-graduação pelo Mestrado, seguido do Doutorado. Neste período tornou-se Professor do Departamento de Cirurgia FMUSP, foi aprovado no concurso à Livre-Docência e chegou a Professor Associado da Disciplina de Cirurgia Vascular do Departamento de Cirurgia da FMUSP. Deixou a carreira universitária em 2004 e dedica-se à Spaço Vascular® desde então.
www.spacovascular.com.br
Fonte: Gazeta Esportiva