Datas que devem ser celebradas com seriedade

Consciência RosaNotíciasDatas que devem ser celebradas com seriedade

Datas que devem ser celebradas com seriedade

diabetes-blood-sugar-diabetic-medicine-46173

No dia 26 de junho é comemorado o Dia Nacional do Diabético e a informação e conscientização sobre esta doença, que pode até matar, é fundamental a população em geral. Quem já sabe que é portador da diabetes, sofre com as constantes idas às clínicas e exames de sangue e também com o monitoramento com aparelhos que exigem picadas diariamente no dedo. Além dos tratamentos tradicionais, como dietas, exercícios físicos, remédios de uso oral e injetável (insulina), o diabético pode controlar o nível de glicose de maneira simples, rápida e sem dor.

O monitoramento frequente faz toda a diferença para garantir a qualidade de vida de poder controlar a doença. Mas, e quem não sabe que tem diabetes? Este é um grande problema, pois a doença é silenciosa. Com um simples teste caseiro, as pessoas podem diagnosticar rapidamente e procurar um médico, evitando, assim, problemas irreversíveis.

Na lista dos países com maior número de diabéticos, o Brasil ocupa a quarta posição segundo dados da International Diabetes Federation (IDF). O Ministério da Saúde informa que o problema atinge 8,9% da população brasileira e em 10 anos o número de casos aumentou cerca de 60%. Entre os mais de 16 milhões de pessoas portadoras do diabetes em nosso país, cerca de oito milhões de indivíduos ainda não sabem que são portadores da doença. Para informar, conscientizar e alertar a população sobre o diabetes, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foi criado o Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho.

A farmacêutica, Adriana Juliani comenta que o diabetes agride mais mulheres do que homens. Enquanto 7,8% dos homens foram diagnosticados com a doença, para as mulheres o índice foi de 9,9% segundo dados obtidos do Ministério da Saúde. “O não monitoramento e controle da doença pode levar a sérias complicações como: infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), problemas de visão, no sistema nervoso, renal, pé diabético, entre outras. Lembrando que, o diabetes pode causar impotência sexual masculina”, ressalta Dra. Juliani.

O exame mais comum para constatar o açúcar no sangue é conhecido como Glicemia de Jejum. É recomendado que o paciente deva estar em jejum, de pelo menos 8h e que o exame seja feito no período da manhã. A Linha Confirme, de testes caseiros, possui alternativas para medir a glicose sem o incômodo de agulhas e jejum prolongado.

O Confirme Glicose + Corpos Cetônicos é um procedimento simples, uma tira deve ser mergulhada no recipiente onde foi coletada a urina. Após 2 segundos, a tira deve ser retirada do recipiente. Feito isso, em 60 segundos o resultado aparecerá. A cor da tira deve ser comparada com a da escala cromática.

A diabetes é uma doença que acomete cada vez mais a população. Trata-se de um distúrbio metabólico que altera os níveis de glicose no sangue, dificultando a secreção de insulina.

 

Fonte: Ação & Comunicação