5 cuidados que você deve ter se faz tratamento com ácido retinoico

Consciência RosaNotícias5 cuidados que você deve ter se faz tratamento com ácido retinoico

5 cuidados que você deve ter se faz tratamento com ácido retinoico

peelings-facial-antes-e-depois-no-aeroporto

O ácido retinoico é o ingrediente considerado a primeira escolha de muitas mulheres quando a pele está envelhecida cronologicamente ou fotoenvelhecida. Também chamado de vitamina A ácida, o ácido retinoico tem a finalidade de melhorar a taxa de renovação celular, fazendo com que as células da pele rejuvenesçam, mais oxigenadas e melhor nutridas. Porém, a médica dermatologista Claudia Marçal faz um alerta: nenhum retinoide deve ser usado sem que haja a prescrição de um dermatologista. Tudo porque existem alguns cuidados fundamentais a serem seguidos.

Precauções com uso de ácido retinoico

1. Segundo a dermatologista Claudia Marçal, o melhor é começar com a aplicação de duas a três vezes por semana, intercalados com cremes nutritivos adequados àquela pele. Por exemplo, uma pele mais oleosa vai necessitar de nutritivos mais leves ou um creme com textura mais seca e menos gordurosa. Já as mulheres com pele seca, na menopausa, ou ainda que estejam usando o retinoide num período pós-procedimento (como um laser, por exemplo), precisam combinar produtos que selem a pele formando uma barreira de lipídeos e água para poder repor aquilo que o ácido causou.

2. A vitamina A é um ácido que pode ser utilizado em conjunto com outros ácidos como o ácido hialurônico, mas não deve ser usado com o glicólico ou com o mandélico. Além disso, as fórmulas sempre devem conter ativos que melhorem a irritabilidade, porque se a concentração do produto for muito elevada ou o paciente abusar da quantidade, ele pode causar uma dermatite irritativa, além de ser fotossensível à luz do sol.

3. Os retinoides, normalmente, são prescritos durante o inverno, porém nunca de uma maneira contínua porque a pele vai ficando mais fina, mais avermelhada, com aspecto muito mais delicado e isso faz com que ela tenha uma maior sensibilidade aos agressores ambientais, como mormaço, calor, luz visível e especialmente o sol. Ou seja, seu uso é obrigatoriamente noturno.

4. A vitamina A ácida pode provocar desde uma irritabilidade, vermelhidão, coceira e hipersensibilidade até uma queimadura, quando mal utilizada. O erro pode estar tanto na concentração acima do que a pele pode suportar, como na aplicação de maneira inadequada, sem orientação médica.

5. Um dos maiores erros em relação ao ácido retinoico é querer resolver problemas como rugas, manchas, cicatrizes de acne, ou a própria acne, usando o produto inadequadamente, aplicando o ácido em excesso sobre a pele ou usando de maneira contínua e até mesmo diária. “É muito importante seguir a prescrição do médico com os intervalos obrigatoriamente respeitados e, além disso, e mais importante: na manhã seguinte, a fotoproteção é indispensável”, destaca a especialistas.

Fonte: VIX