Engordei! E agora???
Fim de férias e o que ficou? Aqueles quilinhos extras e um sentimento danado de culpa
Fim de férias e o que ficou? Aqueles quilinhos extras e um sentimento danado de culpa. Vamos resolver isso? Levando em consideração que você não segue nenhum programa alimentar específico aqui vão algumas dicas que o para facilitar a sua vida e te ajudar a chegar ao fim do ano de bem com a balaça!
1- Estabeleça metas diárias. É importante ter um objetivo a ser percorrido, que seja claro e realista. Ao alcance de cada meta, fica mais fácil atingir o objetivo final.
2- Nossa cidade apresenta temperaturas altas e pede comida leve: bastante salada, crua ou cozida, cereais integrais, carnes brancas, feijão e frutas frescas.
3- Esqueça aqueles alimentos muito calóricos e gordurosos. Evite frituras, molhos à base de maionese, à base de queijo, doces, creme de leite, manteiga, etc.
4- Faça 5 a 6 refeições ao dia, com pequena quantidade de alimentos. O café da manhã, almoço e jantar devem ser equilibrados e completos. Faça também lanches entre as refeições com frutas , barra de cereais e água de coco que,além de saudável, é super abundante na nossa região.
5- Evite os doces em excesso. Quando tiver vontade, coma uma porção pequena, mas não faça disso uma rotina. Se você não vive sem sobremesa, escolha a fruta de sua preferência e bom apetite.
6- Procure incluir na sua rotina pequenas atividades como subir escadas ou trocar o carro pela bicicleta quando possível.
7- Beba muita água, de 1,5 a 2 litros de água por dia. A água hidrata, estimula a circulação sanguínea, o metabolismo, o funcionamento intestinal, a digestão, e com isso contribui também para o processo de emagrecimento.
8- Faça as preparações no vapor, assadas, cozidas ou grelhadas. São mais nutritivas, menos gordurosas e muito mais saudáveis.
9- Chega de bebidas alcoólicas. Vamos dar uma diminuída e focar nas festa do fim do ano.
10- Apenas alimentação não faz milagre. O conjunto alimentação saudável e exercício físico regular é fundamental para mandar embora os quilinhos extras.
Dra Aléssya Xavier – alessyax@hotmail.com
Cirurgiã Geral
Membro da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN
Fonte: www.portalaz.com.br