Para um verão mais saudável
Queimaduras na pele, desidratação e intoxicação alimentar são alguns dos vilões do calor. A reportagem ouviu sete especialistas sobre dicas valiosas sobre como enfrentá-los
Não é só de alegrias que o verão é feito. A estação iluminada traz um time de vilões à saúde. Entre eles, queimaduras na pele, desidratação e intoxicação alimentar. Tomar alguns cuidados específicos para a estação no dia a dia serve como prevenção aos incômodos. A reportagem ouviu sete especialistas de diferentes áreas – nutrição, educação física, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia, pneumologia e cardiologia –, para listar as dicas que devem espantar as agruras do calorão. Se levadas em conta, elas podem garantir que o verão de 2016 seja apenas sinônimo de descanso e divertimento.
Apesar de atuarem em especialidades distintas, os entrevistados foram unânimes em ressaltar a importância da hidratação. O calor e as práticas esportivas sob altas temperaturas levam a maior perda de água pelo organismo por meio do suor, explica o clínico geral Leonardo Fernandez. Isso pode acarretar consequências severas no corpo, como o cálculo renal (pedras nos rins), que, às vezes, necessita de intervenção cirúrgica.
“A gente costuma ver nas emergências, a partir de outubro, um número maior de pessoas com cálculo renal”, comenta.
Segundo Leonardo, para saber se o corpo está devidamente hidratado, é preciso cuidar a cor da urina, que deve ser palha. Se estiver amarelo forte, é porque falta água no organismo. A nutricionista Betina Glitz sugere ter sempre por perto uma garrafa d’água.
Fonte: www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/verao/para-um-verao-mais-saudavel