Mulheres nas corridas
A corrida está sempre mudando e o número de praticantes aumenta vertiginosamente desde a década de 70, principalmente no Brasil. Algumas mudanças estão a caminho
A corrida está sempre mudando. De meados de 1970 até hoje vimos o número de corredores amadores aumentar vertiginosamente, mais tecnologia sendo desenvolvida para os tênis e ela se tornar o esporte que mais cresce no Brasil e no mundo. Cada ano traz novas tendências, que sutilmente vão moldando a corrida como a conhecemos. Para 2016, percebo que algumas coisas muito interessantes estão a caminho:
Mais mulheres na corrida
Nos Estados Unidos, por exemplo, o número de mulheres corredoras já ultrapassa o número de homens. No Brasil, a participação feminina em corridas ainda é bem menor que relação a masculina, porém este cenário está mudando. A discussão atual na sociedade sobre os direitos da mulher e o movimento feminista pode ajudar ainda mais a igualar o número de mulheres e homens na corrida.
Interesse pelas montanhas
Estou vendo muitos corredores de rua começarem a participar também de provas de montanha. Elas estão cada vez mais disponíveis e são muito atraentes pelo contato com a natureza e percurso desafiador. O número de corredores montanheiros só tende a aumentar em 2016.
Tênis que vestem como luvas
A nova tendência dos tênis é um cabedal maleável, que se ajusta ao formato do pé, vestindo-o como uma luva. A grande parte desses novos modelos de tênis já não vem com especificações para o tipo de pisada (neutra, pronada ou supinada), adaptando-se as evidências científicas atuais de que o melhor mesmo é o tênis neutro.
Que 2016 seja um ano cheio de ótimas corridas para todos!