Saiba como se hidratar da cabeça aos pés

Consciência RosaNotíciasSaiba como se hidratar da cabeça aos pés

Saiba como se hidratar da cabeça aos pés

Com necessidades específicas, cada parte do corpo precisa de cuidados exclusivos para aquela área. A hidratação, por exemplo, não é necessária apenas no rosto, mas no corpo todo também, pois o tronco, as mãos, os lábios e até os cabelos sofrem agressões diárias que causam a perda d’água.

“A hidratação é fundamental para a saúde da pele, pois recupera as características normais do tecido, equilibrando e mantendo a concentração de água em suas diferentes camadas, o que resulta em uma pele mais viçosa e saudável. Além disso, a hidratação adequada mantém a barreira cutânea em funcionamento, protegendo contra a perda d’água e a ação de germes, micro-organismos e substâncias irritantes ou alergênicas”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

Confira abaixo as recomendações da especialista para hidratar cada área do corpo:

Lábios

Muitas pessoas esquecem de hidratar os lábios, mas, assim como o resto do corpo, os lábios também podem sofrer com ressecamento, inflamações e envelhecimento precoce. Mulheres que usam batons levam vantagem, pois muitos possuem propriedade hidratante. Porém a melhor opção para a hidratação dos lábios são os Lip Balms. “Incolores ou não, os balms labiais possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios. Os melhores promovem fotoproteção também. O ideal é levar o produto sempre com você, para passar diversas vezes ao dia”, afirma a dermatologista. “É importante ficar de olho no rótulo, pois estes produtos não devem conter fragrâncias ou petrolato em sua fórmula.”

Mãos

Além da desagradável sensação de aspereza ao toque, a falta de hidratação nas mãos pode causar fissuras e até descamamentos na superfície da pele. Por isso, é importante investir em um hidratante específico para mãos, que deve ser aplicado não apenas uma, mas várias vezes ao dia. Segundo a Dra. Valéria, o ideal é que estes cosméticos contenham substâncias à prova d’água, pois assim o hidratante não saíra totalmente quando você lavar as mãos. “É importante também que o creme hidratante para as mãos possua ureia em sua formulação, pois este ativo promove uma espécie de proteção para que as mãos não percam muita água e mantenham-se hidratadas. Além disso, a ureia é um ótimo esfoliante, auxiliando na diminuição da espessura da pele e colaborando para a melhor penetração dos ativos”, completa.

Cabelos

Não apenas a pele, mas os cabelos também sofrem com a desidratação, principalmente durante o verão, quando ficam expostos a fatores como água salgada e cloro. A hidratação da fibra capilar é fundamental, pois vai unir a cutícula do fio, promovendo a melhora do brilho e aparência do cabelo. “Shampoos sem sulfato junto com uma máscara hidratante são ótimos para manter o cabelo hidratado e protegido contra agressões. Condicionador e pré-shampoo com alta propriedade hidratante também podem ser usados para melhorar o estado de ressecamento dos fios”, recomenda a Dra. Valéria.

Corpo

A pele do corpo tem uma quantidade menor de glândulas sebáceas e, por isso, é mais seca, podendo assim receber loções e cremes mais espessos e pesados. O uso de hidratantes no corpo evita o aparecimento de marcas como estrias e manchas. De acordo com a dermatologista, existem produtos que permitem que a hidratação do corpo seja feita dentro do banho, logo após o enxague do sabonete. Os In-Shower, como são chamados, são ótimos, principalmente para quem não tem problemas de pele seca, pois promovem uma hidratação eficaz e evitam que você tenha que passar inúmeros cosméticos depois. “Se você optar por não usar um hidratante durante o banho, o ideal é que você passe imediatamente após o banho, pois é o período de maior aproveitamento do efeito do cosmético. Com a pele úmida, os poros têm maior capacidade de absorver os ativos do produto”, explica a especialista.

Rosto

A face é mais sensível que o restante do corpo, por isso necessita de maior atenção e cosméticos específicos. O mais importante é sempre usar o produto adequado para as suas necessidades, podendo conter, além de substâncias hidratantes, princípios ativos antienvelhecimento, calmantes ou que estimulem a produção de colágeno. Hoje já existem cosméticos multifuncionais que hidratam enquanto oferecem fotoproteção, controle de oleosidade, efeito antiaging e calmante. “O ideal é dividir o rosto em quatro partes – testa, olhos, bochechas e contorno da face – e aplicar um pouco de creme em cada uma dessas partes. Esse cosmético deve ser aplicado com a ponta dos dedos em toda a face, pescoço e colo, sempre com movimentos circulares e ascendentes”, afirma a Dra. Valéria Marcondes.

Para garantir que a pele permaneça hidratada, alguns outros cuidados e observações são importantes. Por exemplo, para prevenir o ressecamento da pele é importante evitar banhos muito quentes e demorados. Os banhos devem ter de 5 a 10 minutos e sempre com água morna. “O uso excessivo de sabonetes também é prejudicial, pois pode retirar o manto hidrolípidico, camada de água e óleo necessários para manter a integridade da pele. O ideal é que sejam utilizados sabonetes líquidos específicos para peles mais sensíveis na quantidade de uma colher de chá, que já é suficiente para remover a sujeira do corpo todo”, destaca a dermatologista.

Sobre o veículo do hidratante, a Dra. Valéria recomenda que pessoas com a pele mais seca façam uso de cremes mais densos e oleosos. Além disso, devem procurar cosméticos que sejam hipoalergênicos e que não tenham substâncias irritantes como glicerina, lanolina e petrolato. Já pessoas com a pele oleosa devem procurar cosméticos de veículo mais fluído, como séruns e loções. “No clima quente do nosso país, as loções são a melhor opção. A quantidade deve ser de duas colheres de chá para as pernas, duas para os braços, uma para o tronco, uma para as costas e uma para a face”, afirma.

A médica ainda alerta sobre a importância de verificar os ativos presentes na formulação antes de escolher o hidratante. No verão, deve-se evitar produtos que possuam álcool, fragrâncias, ácido retinóico ou alfahidroxiácidos, pois estas substâncias podem manchar a pele quando expostos ao sol. O recomendado é deixar o uso de produtos com estes ativos para o inverno e utilizar cosméticos que contenham hidratação e óleos naturais.

“O melhor princípio ativo de hidratação é o ácido hialurônico, uma substância produzida naturalmente pelo corpo. Com alta propriedade de retenção de água, o ativo pode ser usado no rosto ou no corpo, via tópica ou injetado. Cosméticos à base de ácido hialurônico hidratam a pele, possuem ação antienvelhecimento, estimulam a formação de colágeno e melhoram o viço da pele”, destaca a Dra. Valéria. “Porém, é de extrema importância que você consulte um dermatologista regularmente. Apenas ele saberá quais os melhores métodos de hidratação para cada tipo de pele”, conclui.

Fonte: Aleteia