
Pão de queijo com massa de batata
Em uma empresa na qual trabalhei há muitos anos, participei de uma equipe onde havia um simpático editor de vídeos. Sabe aquele colega que, ao chegar ao seu setor, já enche o ambiente de risos? Pois era assim esse pai de 3 filhos, marido dedicado e que sempre colocava sua família em primeiro lugar. Ninguém conseguia ficar triste perto dele. Seja contando as pérolas que seus filhinhos falavam ou revelando algum fato da sua infância no interior, ele tinha o dom de arrancar gargalhadas dos mais sisudos e fazer chorar de rir os mais sérios. Grande presença…
A lembrança poderia parar por aí se não fosse algo muito peculiar nesse colega: ele tinha o interessante hábito de colecionar receitas. Ele não apenas caçava delícias na internet como fazia questão de repassar tudo aos companheiros. Era comum estarmos concentrados no meio da tarde, aquela fominha chegando… e de repente lá vinha uma foto de um fenomenal bolo de caneca com cobertura escorrendo ou salgadinhos de festa que pareciam emanar o aroma da tela. E reclamávamos da maldade dele em ficar mandando aquelas imagens apetitosas no meio do expediente… ele só ria e dizia:
– Façam! E depois me tragam para eu experimentar! Hehe…
Sim, cheguei a testar 2 ou 3 daquelas receitas em minha cozinha, meu laboratório favorito. E hoje compartilho uma delas: um pão de queijo que é de uma delicadeza ímpar. Vai batata na massa, é de fácil execução e fica muito bom. O maior trabalho é cozinhar as batatas. Aproveite para degustar essa gostosura com uma xícara de café ou chá, refletindo sobre como as pessoas alegres nos deixam mais leves ao oferecer a nós a chance de desopilar o fígado e lavar a alma:
Pão de queijo com massa de batata
-1 copo (requeijão) de batata cozida e espremida
-1 copo (requeijão) de polvilho – pode ser do azedo ou doce
-100 g. queijo muçarela ou minas ralado
-1 ovo
-1 c (sopa) de margarina
-sal e temperos a gosto
Amassar tudo até formar uma bola homogênea que solte da mão. Fazer bolinhas, colocá-las lado a lado em uma fôrma sem untar (gosto de forrar com papel manteiga para sujar menos a fôrma, mas é opcional) e assar em forno médio até os pãezinhos ficarem levemente morenos. O rendimento depende do tamanho que modelar as bolinhas. Usei uma colher de sopa mal cheia para modelar cada uma (os pãezinhos crescem um pouco) e rendeu 20 unidades.
Dica: além do sal, pode-se temperar com orégano, ervas finas, bacon, curry ou qualquer tempero seco que a sua criatividade mandar.
Se sobrar para o dia seguinte, é possível esquentar os pãezinhos em um grill ou sanduicheira. Ficam ótimos.