
Cuide da boca do seu bebê
Vamos começar do começo!
Muitas mães têm essa dúvida: Quando devo levar o bebê para a primeira consulta odontológica? Antes dos dentinhos nascerem!
Isso mesmo, o cirurgião-dentista irá orientar e esclarecer várias dúvidas e situações que acontecem e que devidamente atendidas, podem manter a boca sempre saudável.
Limpe a boquinha do bebê após cada mamada com um “paninho de boca” limpo e somente com água. Esse cuidado diminuirá o risco de doenças como a candidíase (conhecida como sapinho) e irá desde cedo, fazer com que o bebê cultive o hábito de manter a boquinha limpa;
O aleitamento materno é muito importante, pois além de suprir as necessidades nutricionais e imunológicas do bebê, influencia diretamente no correto crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias e do rostinho do bebê;
O uso de chupetas, dedo ou mamadeira pode causar alterações nas arcadas dentárias, no rostinho do bebê, e também, no desenvolvimento da fala; A cárie é uma doença infecciosa e transmissível! Por isso, não beije o seu bebê na boca, evite assoprar o alimento para esfriá-lo e também evite provar o alimento no mesmo talher que vai oferecer ao bebê. Assim como nos preocupamos em não transmitir uma gripe ao bebê, devemos cuidar para não transmitir a cárie.
Enquanto não houverem dentinhos, esses cuidados garantirão uma boca limpa ao seu bebê.
Dra. Miriam Appel Martins
Cirurgiã Dentista
CRO-PR 10.307