Bolo de banana com canela

Consciência RosaVida e SaúdeBolo de banana com canela

Bolo de banana com canela

 

Esse bolo tem a estranha capacidade de arrebanhar uma legião heterogênea de fãs. Entre os mais óbvios, meu pai e meu marido. Entre os mais improváveis, uma amiga que já pediu para eu ir à casa dela ensinar o passo-a-passo, aprendeu, tentou sozinha com sucesso e hoje está morando na Inglaterra (fazendo o bolo para a rainha, espero). A fã mais entusiasta, porém, não está entre meus familiares nem amigos gringos, mas sim no ambiente de trabalho: uma colega elegante, de voz suave e serena, paulista de Jacupiranga que também morou em Portugal, Inglaterra e Suíça, e com isso virou cidadã do mundo. Uma figurinha que faz propaganda desse bolo para todos, pede para que eu o faça, discute as propriedades “saborísticas” do bolo com os outros colegas, já me forneceu um cacho de bananas maduras só para me convencer a prepara-lo mais uma vez e… impressionante: até já comprou esse bolo de mim… mesmo eu JAMAIS tendo cogitado vender algo comestível, um dia. Certas pessoas possuem esse dom de estimular os outros e assim ela segue a vida: despertando o próximo para projetos nunca antes imaginados.

Quem leu até agora deve estar pensando que esse negócio só pode ser uma gostosura com 5 recheios diferentes, cobertura glamorosa, ingredientes complicados e massa sabor banoffee. Mas não: trata-se de um bolo estupidamente simples, com ingredientes que qualquer pessoa tem em sua cozinha e cuja receita eu encontrei em uma das minhas pesquisas pela internet, há tanto tempo que nem lembro mais. Fiz, gostei, modifiquei uma coisinha aqui e outra acolá e tenho repetido sempre que a “presidente do fã-clube do bolo” sugere que já é hora de fazê-lo outra vez. Sem cobertura e sem recheio, essa receita é apropriada para incrementar um café da tarde regado a muita prosa…

A banana é uma fruta admirável. Tem tantas propriedades que fica difícil listar tudo. Cito algumas para que possamos ter consciência de não desperdiçar esse alimento só porque a casca ficou cheia de pontinhos pretos. É justamente aí que está o melhor ponto para fazer bolos, smoothies, doces etc. Quem diria, não é mesmo? Os pontinhos pretos são amigos!

Entre várias outras propriedades, a banana é:

- fonte de vitamina B6 (confere bom humor e tranquilidade);

- fonte de potássio (faz bem aos músculos e ao coração);

- rica em fibras solúveis (ajuda a controlar o colesterol).

Bolo de banana com canela

- 4 bananas médias maduras (uso do tipo nanica/caturra). Se forem grandes, 3 unidades.

- 3 ovos bolo banana2

- ¾ xíc. de óleo

- 2 xíc. de açúcar

- 1 c. sopa rasa de canela

- 2 ½ xíc. de farinha de trigo

- 1 c. sopa cheia de fermento

Bater os ovos, o óleo, a banana, a canela e metade do açúcar no liquidificador.

Acrescentar este conteúdo a uma tigela com a seguinte mistura: farinha de trigo + a outra metade do açúcar + fermento.

Misturar tudo muito bem e colocar em uma fôrma de anel previamente untada com óleo/margarina e polvilhada com açúcar. Assar em forno médio por 40 minutos ou até que, espetando um palito, este saia limpo da massa.

Dica: é possível substituir metade da farinha pela versão integral ou por farelo de aveia. Também pode-se usar açúcar cristal na massa. A textura muda um pouco ao fazer essas substituições, mas o resultado também fica bom.

Lucila Lis