Alimentos que sabotam a dieta

Consciência RosaNotíciasAlimentos que sabotam a dieta

Alimentos que sabotam a dieta

A mudança dos hábitos alimentares é um dos fatores principais para ter sucesso na dieta. Exige que você consuma mais frutas e legumes, priorize alimentos mais nutritivos e faça escolhas mais saudáveis, reduzindo o consumo de açúcares e gorduras. Porem existem alguns alimentos que parecem ser inofensivos mais acabam prejudicando a dieta.

Granola

Este mix de cereais, frutas secas e castanhas leva fibras e vitaminas que dão saciedade e energia, mas também contém açúcar. Invista na versão diet/light da mistura.

Água de sabor

Beber água para hidratar o corpo é essencial para a nossa sobrevivência e para a dieta. A água nutre as células, desintoxica o organismo, faz os rins e intestino trabalhar melhor.. É pensando nisso que muita gente acaba abusando das águas de sabor. De limão, morango e até mesmo de maçã-verde e lichia, elas contém aditivos, adoçantes e, às vezes, até açúcar. Não deve ser consumida em grande quantidade.

Saladas perigosas

A saladinha costuma ser uma opção leve , refrescante e nutritiva, mas aquelas temperadas com molhos prontos, queijos, azeitonas e croutons devem ser evitadas porque costumam carregar muitas calorias, sódio e gordurosas saturadas. Uma opção mais saudável é um prato de salada de folhas verdes, tomate, pepino e palmito, temperada com molho de iogurte desnatado, azeite extra virgem com ervas..

Açaí

Apesar de ser rico em nutrientes (principalmente: cálcio, ferro, vitamina B1), o principal problema do açaí é a quantidade de calorias do alimento, são 248 calorias em 100 gramas.. Os complementos na hora de consumi-lo também costumam tornar ainda mais calórica a fruta, dentre eles: granola, banana picada e leite condensado. “O ideal é consumir o açaí puro e, se for substituir o lanche da manhã ou da tarde por ele, coma uma tacinha pequena de 50 gramas e prestar atenção no rótulo , consumir o que apresenta açaí ou polpa de açaí em primeiro lugar na lista de ingredientes.

Comida japonesa

Um dos alimentos que as pessoas mais gostam da culinária japonesa é o sushi. Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz e, às vezes, recheios calóricos como o cream cheese. Sem contar as versões fritas. O shoyo é outro alimento bastante consumido e riquíssimo em sódio por esse motivo sua ingestão deve ser limitada e de preferência utilizar a versão light.

Refrigerante light ou zero

Os refrigerantes desse tipo não possuem calorias, mas um outro elemento do refrigerante causa preocupação nos especialistas: o adoçante. Um alerta , quanto maior for o consumo de adoçantes, maior fica o desejo por doces. Um pesquisador brasileiro da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriu que a troca do açúcar pelo adoçante pode funcionar como armadilha para o corpo e aumentar a vontade de comer doce. De acordo com o estudo, a língua faz distinção entre o açúcar e o adoçante, mas o cérebro não. Isso ocorre pois os alimentos ricos em açúcar provocam sensação de prazer e liberação de dopamina no cérebro.Com os adoçantes não provocam esse efeito, as pessoas buscam por doces mesmo depois de usar o adoçante.

Pão integral , bolachas e torradas.

Muitas pessoas preferem consumir produtos integrais em vez dos tradicionais, em busca de uma alimentação saudável com mais vitaminas, minerais e fibras. Mas a questão é: será que estes produtos são realmente integrais como informam a embalagem? A presença da palavra “integral” muitas vezes não significa que o alimento é 100% integral. É muito importante ficar atento aos ingredientes presentes nos rótulos quando comprar alimentos integrais, como os pães, por exemplo. Aqueles pães que anunciam no rótulo que são feitos de grãos integrais, podem ter sido feitos exclusivamente com farinha de trigo branca e os grãos integrais somente foram adicionados à massa, ou seja, este pão não é integral, mas sim, os grãos que estão presentes nele. Portanto deve-se ficar atendo a lista de ingredientes . Uma Dica : O ingrediente que que vem em primeiro é o que tem em maior quantidade no produto.

Aleksandra SaharovskyAleksandra Saharovsky é nutricionista clínica e esportiva. Graduada em nutrição pela UNIP, pós graduada em obesidade e emagrecimento e Personal Diet pela Universidade Estácio de Sá. Capacitação em atendimento em transtornos alimentares pelo AMBULIM (Hospital das Clínicas). E-mail | Instagram

Fonte: Gazeta Esportiva