A pele como prioridade na beleza

Consciência RosaNotíciasA pele como prioridade na beleza

A pele como prioridade na beleza

Mix-de-Coisas- Maquiagem-Pele-Negra-Morena-01

Você com certeza já ouviu falar do “No-Makeup Makeup Look“. A tendência, que é definida como a busca de um visual mais natural, é provavelmente um dos maiores mitos de beleza dos últimos tempos: para alcançá-lo é preciso usar muitos tipos de primers, bb creams, bases e corretivos. O lançamento da marca homônima da maquiadora Bobbi Brown em 1991, que começou com uma linha de batons nude de vários tons, foi um dos eventos que deu força para o mantra da beleza sem esforço: na época, ela estava nadando contra a corrente de maquiagens com muito blush e olho marcado. Ela contou ao The Cut no começo deste ano sobre a técnica que Kim Kardashian ajudou a popularizar: “eu odeio o modo como o contorno está sendo usado porque dá a entender que há algo de errado com o rosto das pessoas.”

Entre Bobbi Brown e Kim Kardashian, no entanto, parece existir um jeito diferente de olhar para esse contraste de visões sobre beleza. Uma abordagem menos impositiva e mais libertadora, com foco principal na pele, vem guiando profissionais e marcas. A Glossier, a marca que é uma das novidades mais badaladas dos últimos anos, foi criada pela blogueira Emily Weiss em 2014, e está ganhando cada vez mais fãs com o slogan “pele em primeiro lugar, maquiagem em segundo“. A ideia não é exatamente buscar um look natural, já há muito espaço para brincar com seus famosos iluminadores e soltar a criatividade com os produtos multiuso coloridos. O seu propósito é dar menos atenção para aquela base ou corretivo de alta cobertura. Afinal, se você está cuidando do rosto, vai querer deixá-lo respirar e até investir em trends como o gloss, o brilho translúcido e o efeito molhado, que andam aparecendo tanto nas passarelas quanto nas redes sociais.

Além da Glossier (que infelizmente ainda não entrega no Brasil), existem várias outras marcas nacionais e internacionais que possuem produtinhos que cuidam da pele de forma menos industrializada e que investem em uma visão mais livre da maquiagem.

A NU cosméticos é uma marca natural e artesanal que não apenas produz linhas de produtos sem químicas ou derivados de petróleo, como também respeita a sazonalidade e a interação de cada ingrediente com a pele. “Nossas fórmulas são feitas em edições limitadas, mas estão sempre abertas à mudanças: quando temos acesso a novos ingredientes, recebemos feedback dos nossos clientes ou aperfeiçoamos nossos conhecimentos, incorporamos as novidades”, contam os desenvolvedores Renata Chebel e Felipe Canga no site da marca.

Tudo começou quando Renata se deparou com uma maré com embalagens de produtos de beleza em uma praia em Tulum, no México. Com embalagens de vidro reutilizáveis, além da pele, o planeta também está em primeiro lugar para a NU.

Entre os produtos que mais chamam a atenção por suas propriedades especiais estão o raro bloqueador solar natural, com óxido de zinco e cera de abelhas, e a pasta de dente com óleo de coco e bicarbonato de sódio.

O mais recente lançamento da marca americana Milk Makeup exibe seu propósito: uma base de efeito blur livre de silicone e de óleos, além de superleve e composta por 16 tons diferentes. “Nossos produtos multi-uso têm todos os ingredientes high-tech, deixando de fora as coisas ruins”, conta o site da marca. A Milk Makeup também é cruelty-free, e usa ingredientes naturais como jojoba e semente de uva. Um ponto a mais para a marca: os aplicadores fáceis permitem o uso durante as trajetórias corridas do dia-a-dia.

GRÖN: “A idéia da Grön é suprir uma necessidade unindo funcionalidade, nutritividade e estética (também, por quê não?) utilizando plantas, ervas, flores, extratos e alimentos como base para alcançar nosso objetivo: cosméticos frescos e veganos feitos à mão!”, declara a marca em seu site. A label brasileira oferece novidades sedutoras como esfoliantes labiais de menta, shampoos sólidos, e demaquilante feito com óleo de oliva e alecrim. Grön, aliás, é verde em sueco, e o nome surgiu assim que seu o primeiro sabonete saiu da forma.

RMS Beauty: Criada pela makeup artist Rose-Marie Swift, a RMS Beauty oferece linhas de cosméticos orgânicos e repletos de cor, corrigindo uma falta no mercado natural de beleza. “Depois de muitos anos na moda e na indústria da maquiagem, eu aprendi muito sobre o impacto da exposição aos produtos químicos de beleza”, declara Rose. Acreditando que esse custo não era válido, ela criou a marca americana para transformar a forma que as mulheres se relacionam com maquiagem — não apenas usando ingrediente orgânicos, mas também itens que nutrem profundamente a pele.

A brasileira Simple Organic, criada por Patrícia Lima, fornece cosméticos e maquiagens naturais desde que entrou no mercado, no começo de 2017. Vegana e cruelty-free, a marca também veio para acabar com a ideia de que beleza natural não é fashion — seus produtos já foram utilizados na beleza dos desfiles da À La Garçonne e Ben 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10. “Em um processo a curto prazo, eu diria que quero vender. Mas a cada dificuldade que encontrava para criar produtos orgânicos e sustentáveis, eu pensava na minha filha e na próxima geração”, contou a criadora da marca para a ELLE.

Sister and Co. Skin Food: “Até alguns anos atrás eu não acreditaria que eu teria substituído todos os meus produtos de cuidados com a pele por ingredientes associados à alimentação, ao contrário daqueles para limpeza ou hidratação, conta Sophie Thompson, desenvolvedora da marca britânica. Sua trajetória começou em uma viagem para a Índia, quando sua pele estava sofrendo com erupções e ela recebeu a sugestão de que usasse produtos naturais, como o óleo de coco. Por isso, seus produtos são desenvolvidos com as famosas superfoods, ingredientes que não apenas fazem bem para a pele, mas como para o corpo inteiro.

Fonte: Elle Brasil