
Saúde, prioridades e hábitos
A saúde é o bem mais precioso que temos, embora muitos de nós a desperdicemos ao longo dos anos devido ao sedentarismo, alimentação inadequada e ingestão excessiva de álcool. Cuidar da saúde deveria ser prioridade para todos, já que sem a sua plenitude não trabalhamos, tiramos férias ou aproveitamos os momentos com a família e amigos.
Cuidar desse bem tão valioso demanda tão pouco, basta que seja dado, literalmente, o primeiro passo. Nesse sentido, estudos apontam que as pessoas capazes de realizar ao menos 10 mil passos/dia apresentam redução importante no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas, tal como a aterosclerose e o diabetes tipo dois.
Para muitos, no entanto, a realização de 10 mil passos/dia é algo excessivo ou mesmo impensável. Por isso, fica a dica, inicie a sua jornada rumo à saúde com cinco mil passos/dia, o que dá algo em torno de 5 km e depois vá aumentando conforme o seu condicionamento físico evolua.
Para estimulá-lo, sugiro que estabeleça algumas prioridades para a sua vida, tendo a saúde como a primeira delas. Lembre-se que ela é quem lhe permitirá as demais atividades, como o desenvolvimento na escola, na faculdade, no emprego e até nos relacionamentos. E para uma saúde plena, é essencial que desenvolva e mantenha o hábito de se exercitar. Como é o desafio, e para essa tarefa deixo outras duas boas dicas:
Se você é daqueles que se chegar em casa e sentar no sofá para calçar o tênis dorme, não faça escalas. Leve consigo a roupa de ginástica e tênis e vá treinar imediatamente após a saída do trabalho, da faculdade ou da escola.
Crie uma deixa para que você inicie a prática de exercícios físicos, uma espécie de recompensa. Essa deixa o levará a criar uma rotina, e essa rotina lhe fará chegar até a recompensa imaginada, além, claro, de dar outras maravilhosas gratificações como, por exemplo, melhor qualidade do sono, redução da gordura corporal, aumento de massa muscular e até a possibilidade de se relacionar com outras pessoas e fazer novas amizades.
Sem querer, a deixa e a recompensa vão cada vez mais se tornar habituais e num breve espaço de tempo você terá o desejo de se exercitar por conta da sensação de prazer que a atividade física lhe traz, além de outros inúmeros benefícios para a saúde, para a qualidade de vida e para a longevidade.
Adilson Reis Filho
Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências. Instagram
Fonte: Gazeta Esportiva