Beleza verde

Beleza verde

6 marcas que cuidam melhor da sua beleza e do mundo

Veja como identificar se um produto é ou não sustentável e descubra marcas para ficar de olho

Para descobrir se o cosmético que está comprando é livre de ingredientes que fazem mal à saúde e ao meio ambiente fique de olho nesses termos:

Orgânicos
Ingredientes cultivados sem agrotóxicos, extraídos sem solventes maléficos. Uma das formas de garantir que o produto é rico em ingredientes de origem orgânica é procurar por selos como o da Ecocert.

Parabenos
Conservantes sintéticos. Sinônimos: ethyl paraben, methyl paraben, propyl paraben, butyl paraben, isobutyl. “Segundo pesquisas conduzidas por entidades como o Environmental Working Group, são alergênicos e agem como desreguladores endócrinos”, diz a cosmetóloga Sônia Corazza, de São Paulo.

Petrolatos
Derivados de petróleo. Sinônimos: petrolatum, mineral oil, dimethicone, ciclomethicone. São emolientes, ou seja, ajudam a criar uma camada protetora que impede que a pele perca água, mas não têm nutrientes. Substitua por fontes vegetais, que têm mais afinidade com a pele e são nutritivos.

Marcas para ficar de olho

Natura
Especialista na pesquisa de ativos da biodiversidade brasileira, a linha Ekos apoia 30 comunidades que têm práticas sustentáveis na produção de matérias–primas como os óleos essenciais de priprioca e pataqueira, presentes na fragrância. Mais: 20% da embalagem de vidro é reciclada, o que representa 552 toneladas reutilizadas por ano.

L’Occitane en Provence
Best-seller, a linha Verveine da L’Occitane é formulada com o extrato orgânico da verbena da região da Provence. Mais: fique de olho nas edições limitadas com renda revertida para a Fundação L’Occitane, que financia, por exemplo, projetos como o que apoia programas de alfabetização e empreendedorismo para mulheres de Burkina Faso, na África.

Caudalie
O lançamento da marca francesa é para mulheres que vivem em grandes cidades e veem os males da poluição e o stress na pele. 100% natural, leva apenas óleos essenciais na omposição. Mais: 1% do faturamento anual da marca é revertido para projetos de reflorestamento espalhados pelo mundo.

Baims
Nova marca brasileira de maquiagem orgânica, a Baims usa apenas conservantes, solventes e fragrâncias naturais. Mais: as embalagens são feitas de plástico reciclável e bambu.

Lush
Famosa por não testar suas fórmulas em animais, a inglesa Lush conta com 83% de sua linha feita só com ingredientes vegetais e frescos (como manteigas, ervas e frutas). O esfoliante leva apenas açúcar refinado e óleo de jojoba, além do gostinho de chocolate. Mais: você pode lamber sem medo de ingerir.

Souvie
A linha de cuidados corporais e faciais da marca expert em produtos orgânicos conta com óleo vegetal de açaí e manteigas
de murumuru e cupuaçu. Mais: parte de seus ingredientes é cultivada em uma fazenda de orgânicos em São Paulo. Garantia total de cuidado do começo ao fim da produção.

Fonte: Cosmopolitan